quarta-feira, maio 23, 2007

Como contratar um profissional de design


O profissional do design pode ser uma importante parceria estratégica para a empresa. Por isso, decidir-se por um ou outro profissional é uma decisão que deve ser bem planejada.

O primeiro passo é dimensionar, o mais claramente possível, o projeto que se pretende desenvolver. Com uma boa definição do problema, será possível listar as competências necessárias para desenvolver o projeto e iniciar o processo de contratação do profissional de design.

Inicialmente, busque na página Banco de Profissionais os profissionais que possuem experiência na área que sua empresa precisa. O Banco permite ainda que a seleção seja feita por tempo de atuação no mercado e pelo número de pessoas na equipe.

A partir do Banco de Profissionais selecione de três a cinco profissionais para pedir uma proposta. Para pedir as propostas de trabalho, apresente a mesma solicitação e o mesmo conjunto de informações sobre a empresa e o projeto a ser desenvolvido. Peça uma proposta completa e solicite que venha acompanhada de um portifólio de trabalhos realizados.

Através do portifólio é possível avaliar a experiência do profissional, conhecer os clientes que ele já atendeu, as premiações, as experiências internacionais e os casos bem-sucedidos, entre outros aspectos.

Finalmente, depois de recebidas as propostas, é recomendável que o empresário vá visitar os escritórios pré-selecionados antes de tomar a decisão final. Avalie o entusiasmo do profissional com o projeto que está sendo propondo e, acima de tudo, verifique se há empatia com o profissional.

Após a escolha do profissional, comunique aos demais sobre a opção tomada e, se possível, comente com cada um as razões da escolha. É indispensável firmar um contrato escrito, para evitar controvérsias e mal-entendidos no transcorrer do projeto.

Faça download do MODELO DE CONTRATO (em formato PDF)

Se sua empresa pretende contratar um projeto de embalagens, você poderá encontrar mais informações no site do Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem

3 comentários:

Luiz Gustavo Rodrigues disse...

Achei legal essa matéria

Marina Alvarez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

legal... mas ainda nego vai na grafica pra pagar nada pelo serviço