quarta-feira, novembro 12, 2008

Manual de Identidade Visual é necessário



O que é um manual de identidade visual ?

O manual de identidade visual é um guia para correta aplicação do logotipo nele estão expostos os conceitos para a criar uma normatização de escala cromática, fontes gráficas, dimensões. Este guia procura delimitar os limites em que o logo pode ser inserida. Sem o manual de identidade visual o logotipo fica sem referência, podendo perder sua característica caso seja aplicada de uma forma que a altere.

O que deve ter no meu manual?

Conceito da marca
No manual é incluído todo conceito da criação do logotipo, como por exemplo por que certas cores foram usadas como também o significado dos símbolos utilizados. O conceito analisa cada elemento do logo e expõe seu significado. Conhecendo a idéia por trás do logo a empresa passa a conhecer mais a si mesma podendo expor sua imagem para seu público alvo e ser compreendida.

Aplicação
O manual mostra a correta aplicação do logo com a definição de cores e tamanhos que o logotipo pode possuir como também os possíveis erros de aplicação.

Tipos de aplicações

Positiva: Marca com fundo branco e em cores (normalmente a padrão preferencial)Negativa: Marca com fundo preto ou inverso da positiva.
Monocromática: Marca em uma cor, podendo ser mais de uma opção dependendo da quantidade de cores tem sua marca.
Acromática: Marca toda preta ou em escalas de cinza.

Usos

Usos corretos e incorretos da marca, por exemplo não se pode utilizar a marca na vertical, com outro tipo de fonte a não ser a padrão, não pode ser aplicado em fundos coloridos, não pode ser inclinada, utilizada sombras.

Sobre fundos coloridos
O logotipo / logomarca aceita diversas aplicações de cores de fundo, porém para manter a legibilidade do logo em um fundo colorido é necessário um estudo cromático das cores. Este estudo é feito no manual que delimita as cores que a logo pode ser inserida sem perder seu foco visual.

Tipografias

O manual exemplifica o uso das fontes gráficas utilizadas no logotipo, mostrando todo o alfabeto e números da fonte utilizada no logo. Com a escolha de uma fonte única garante-se uma fidelidade na marca, valorizando o nome da empresa.

Margem
O uso da margem define um espaço garantindo que outros elementos gráficos não interfiram no logotipo, está separação é de importância para preservar e valorizar a logo quando inserida em textos e ao redor de outras imagens.

Limite de redução
Toda logo possui um limite de redução para manter sua fácil leitura, para isso é definido o limite de redução em milímetros (mm) ou centímetros (cm) que auxilia na ampliação do logotipo.

Malha construtiva
Para aplicações manuais a logo é subdividida em quadrados, que devem ser seguidos como referência quando a logo for ampliada em outras superfícies como pinturas em veículos, aplicações em estampas, pinturas em geral, outdoors ou qualquer outro veiculo de comunicação.

Materiais de divulgação

A vantagem em possuir o manual de identidade visual de sua empresa é ter os modelos de divulgação de sua marca seguindo todo conceito criado para o logotipo. Com a criação de materiais de divulgação como cartão de visita e papelaria é mais fácil promover sua empresa, pois com a inserção da logo sua empresa será vista ampliando sua comunicação e possibilitando conhecer novos clientes e negócios.Abaixo estão listados os materiais criados presentes no manual de identidade visual:

Cartão de visita
A criação do cartão de visita segue o estilo visual criado para o logotipo dando ênfase na harmonia entre o texto do cartão com a imagem proposta para a empresa. Para isso é feito a escolha das cores dos elementos do cartão e tipo do papel em que será impresso. No cartão de visita é inserido nome e dados para contato como: telefone, site, e-mail e endereço com as dimensões de 5 x 9 cm. Para estes dados é utilizado a fonte institucional definida no manual.

Papelaria
São criados os principais materiais de papelaria como papel timbrado, bloco de notas, envelope, pasta e carta. Sendo que em cada um é inserido o logo como também os dados de contato da empresa. A criação destes materiais visa manter a característica da marca em cada material como posição dos elementos, cores e fontes gráficas criando um bom design com baixo custo de impressão.

Vestuário e identificação
A camiseta e boné são fortes veículos de comunicação, assim para criação destes materiais buscamos inserir a identidade visual estabelecida para a empresa para que possa ser vista e lembrada. Tanto a camiseta e o boné apresentam o logotipo como também informações adicionais da empresa. Para a identificação há o crachá, seu design busca facilitar a identificação de cada membro da empresa inserindo espaço para foto, nome e cargo com as medidas de 54 x 86 mm (padrão internacional).

Informática
Uma assinatura de e-mail é uma imagem que é inserida no final da mensagem, no geral nesta assinatura é inserida no logotipo e também toda forma de comunicação da empresa como telefone e endereço. A assinatura é criada no formato JPEG ou GIF é pode ser utilizada em qualquer gerenciador de e-mail pela internet ou software como Outlook. Já o papel de parede é utilizado como plano de fundo no computador seu formato JPEG garante uma alta qualidade visual nas resoluções de 800×600, 1024×768 e 1280X1024.

Material promocional
Nestes elementos são inseridos o logo da empresa como também o telefone de contato, O posicionamento do logo deve ganhar destaque sempre valorizando o nome da empresa. Para uma correta uniformidade visual tanto a caneta como a régua seguem a escala cromática do logo para compor as cores. O outro elemento o adesivo pode apresentar diversas dimensões como também seu fundo pode ser transparente ou branco sempre de acordo com a identidade visual estabelecida para a marca.

Cores
É importante ter todas as cores da marca em três referências:RGB, PANTONE e CMIK.

Dicas
Atualize sempre seu manual.
Referencie também uma versão digital
Não numere as páginas, para evitar o retrabalho, divida por capítulos!
Use sempre um índice para identificação.
Monte um fichário
Imprima sempre em A4.

Vantagens de possuir o manual de identidade visual
Aplicação
O manual mostra a correta aplicação do logo com a definição de cores e tamanhos que o logotipo pode possuir como também os possíveis erros de aplicação.

Agilidade
Seguindo as normas do manual fica fácil para a empresa realizar alterações no seu logo como escala cromática e aplicações de fundo.

Economia
Por descrever cada elemento criado o manual, você evita erros seja na impressão ou na aplicação do logo economizando tempo e dinheiro.

fonte: Blog da Fran

2 comentários:

Coletivo Action disse...

Muito bom o texto. É legal criar uma mentalidade da importância do manual de identidade visual para o cliente.

Abraço,

Raphael Morone

Juliana disse...

Meu,li esse texto e viajei...sou um tipo de pessoa com pensamento empreendedor, tenho o sonho de ter uma agência e tudo que se trata de identidade visual em geral chama a minha atenção.adorei! bjuss =*